quinta-feira, 2 de julho de 2009

Amamentação - Preparação

Eu quero amamentar, e vocês??!!


A amamentação é a fase mais importante da vida do seu filho. O leite materno não só evita doenças futuras nos pequeninos, como também ajuda a evitar o câncer no colo do útero nas mamães, amamentando você volta ao seu peso mais rápido. Muitas mulheres acham que amamentar dói, a maneira correta é quando o bebê for mamar não dar só o bico do seio para ele e sim a aureola do seio, porque se ele pegar só o bico vai rachar, e sempre dar os dos seios para ele mamar, primeiro o esquerdo e depois o direito ou vice-versa. O importante e você estar calma e relaxada, depois é só curtir esse momento sublime.

É muito importante que a mulher, que deseja amamentar, aprenda o máximo possível sobre amamentação antes do parto, enquanto ainda não está cuidando de uma criança durante todo o dia.

Muitos médicos em artigos e livros publicados recomendam o uso da bucha vegetal para torná-los mais resistentes. Eu sinceramente achei muito agressivo e não tenho feito isso.
É bem verdade que no inverno é dificil a exposição dos seios ao sol, mas isso pode ser substituído pelo uso de lâmpada comum (e que como a exposição ao sol, não dispensa o uso de filtro solar mesmo assim).
Com o uso da lâmpada você pode fazer qualquer hora do dia já que muitas mamães trabalham durante o período de sol.

Até o 5º mês não é necessário a utilização de cremes para evitar rachaduras e desconfortos da amamentação. (Minha médica me dizia isso e eu li em alguns livros recomendando o mesmo).
Alguns, dispensam o uso de cremes até o final da gestação, durante e após.
Eu optei pela utilização de uma pomada chamada Lansinoh (Americana) e estou adorando os resultados. Tem só a desvantagem de ser bem melada e por isso é bom que seja utilizada antes de dormir.

Não é muito comum encontrar a pomada ainda no Brasil.. mas você consegue comprar pelo site: http://www.euromarket.com.br/ e em grandes redes farmaceuticas do país.

Na Drogaria São Paulo você consegue encontrar a pomada. No Shopping Iguatemi (São Paulo) você consegue encontrar na loja de utilidades para mamãe e bebê, a caixinha de absorvente para seios com 66 unidades e a pomada.

FISSURAS MAMILARES: NÃO DEIXE DE AMAMENTAR - Você que está próxima a sentir um dos momentos mais belos de sua vida - o nascimento de seu bebê - ou que já passou por essa experiência, sabe com certeza das vantagens da amamentação exclusiva até, no mínimo, o sexto mês de vida do bebê.
Disponível no Brasil há mais de sete anos, Lansinoh HPA é um produto 100% natural que previne, protege, alivia e trata estas fissuras tão indesejáveis, naturalmente. Lansinoh HPA não é remédio e, portanto, não precisa ser removido antes das mamadas. É totalmente seguro para a mãe e, principalmente, para o bebê, além de não possui sabor ou odor. Da mesma forma, Lansinoh HPA é o único produto que não contém conservantes, estabilizantes ou anti-oxidantes que, em sua grande maioria, podem ser prejudiciais à saúde se ingeridos.
Lansinoh HPA é o único produto 100% lanolina HPA ultra-pura, de grau médico USP disponível no mercado, usado com sucesso há mais de 15 anos nos EUA e Europa. Neste período nunca foi relatado um único caso comprovado de alergia ao produto, mesmo por pessoas sensíveis à lanolina convencional. Lansinoh HPA não tem contra-indicações e é totalmente hipoalergênica. É o único produto para o tratamento de fissuras mamilares que recebeu o sêlo de qualidade da British Allergy Association por ser totalmente hipoalergênico. Da mesma forma é o único produto endossado pela maior autoridade em aleitamento materno do mundo: a La Leche League.
Lansinoh HPA é aprovado nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drug Administration). No Brasil, foi registrada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde pela Euromarket, representante, importadora e distribuidora exclusiva dos produtos Lansinoh Laboratories, Inc.
Fonte: http://www.euromarket.com.br/

Da mesma marca e linha existe também o absorvente para seios Lansinoh, eu já comprei e estou utilizando devido ao colostro (é muito importante manter a higienização dos seios além de evitar surpresas desagradáveis já que o colostro as vezes pode "vazar" na sua blusa.) Eu estou adorando!!!.. É bem diferente dos convencionais e nacionais, ele tem um pequeno adesivo p/ não ficar "sambando" dentro do seu sutiã. Além disso, cada um vem embalado 1 a 1 e é bem mais fino que os nacionais...facilitando o transporte em necessaires. Super higiênico. Nota 10.

OBS: Há mamães que reaproveitam e economizam unidades de absorventes para seios.. eu não faria isso, é de extrema importância para a mamãe e para os bebês que tudo esteja sempre limpo..além de manter uma sensação muito mais agradável.




Os absorventes descartáveis para seios Lansinoh, por suas características estruturais, facilidade de utilização, conforto, higiene e discrição, são indicados para uso em maternidades, lactários e, principalmente, para o uso domiciliar.
Os absorventes descartáveis para seios Lansinoh foram especialmente desenvolvidos para oferecer uma forma segura, higiênica e confortável de absorver o leite materno que pode escorrer durante ou entre as mamadas. Se os mamilos ficarem permanentemente úmidos, é possível que apareçam fissuras e rachaduras que, muitas vezes, podem provocar fortes dores, chegando, em casos extremos, a impossibilitar a amamentação. Além disso, o leite extravasado molha as roupas da mãe, causando grande constrangimento e desconforto.Os absorventes descartáveis para seios Lansinoh foram desenvolvidos para serem utilizados por dentro do sutiã, principalmente daquelas mães que precisam voltar a trabalhar ou estudar ainda durante o período de aleitamento. Uma fita dupla-face mantém o absorvente firme em sua posição de forma segura e discreta. Confeccionados com duas lâminas de tecido macio impermeável e, em seu interior, uma camada de polímeros, os absorventes descartáveis para seios Lansinoh possuem um extremo poder de absorção. Por não possuir plástico em sua composição, permite a ventilação da região, evitando assim, irritações ou mesmo alergias.

Seu contorno anatômico, em formato de concha, faz com que os absorventes descartáveis para seios Lansinoh sejam extremamente discretos ao uso, possuindo apenas 2 mm de espressura. Embalados individualmente e acondicionados em uma caixa de cartolina com 66 unidades, garantem higiene e segurança, mesmo quando transportados em bolsas para bebês, à tira-colo ou necessaires.

Conchas de Amamentação. Para que servem? E porque usar?
Já ouviram falar em conchas de amamentação? Eu ainda tenho algumas dúvidas. Mas é compartilhado quase sempre as mesmas opiniões que estou lendo.

A utilização da concha serve para ajudar a mulher a projetar o bico do seio, durante os últimos meses de gravidez, e facilitar o início da amamentação.

Anatômica e confortável, seu formato acompanha o contorno do seio permitindo uma pressão firme, porém suave. Quando utilizada no período de amamentação, as Conchas protegem os seios doloridos ou com fissuras, evitam a congestão do leite que normalmente provoca dores no seio, além de coletar o precioso leite materno.
Suas propriedades:

Auxilia na formação do mamilo facilitando o início da amamentação
Coleta o máximo possível do leite materno
Possui Furos de ventilação para casos de mamilos rachados ou doloridos

As conchas devem ter características: Projetada anatomicamente com o interior em suave silicone, ser transparente, ter furos de ventilação e prática cavidade para esvaziamento da concha.


Eu comprei a concha da AVENT (Philips), mas confesso que ainda não utilizei. Recomendo por comparação com as outras. A minha sensação foi de que é bem mais "fresquinha" e o silicone bem mais "molinho" (como se moldasse aos seios mais facilmente e confortavelmente).
Sou super exigente na questão de higienização, encontrando nela um aspecto mais higiênico e seguro.

Da mesma marca, ainda falando em amamentação.. comprei o extrator elétrico de leite. Segue:


Obviamente, ainda não utilizei.. pois ainda não nasceram meus anjinhos. Mas minha cumadre pegou emprestado a pouco tempo e adorou. Destacou o conforto. Comparando com os atuais e nacionais eu optei por ele.
Segue manual no site: http://www.p4c.philips.com/files/s/scf290_20/scf290_20_pss_brp.pdf. Tem todo passo-a-passo e informações do extrator.

Protetores para seios durante a amamentação:

Em geral, há bebês que aceitam ou rejeitam o uso dos protetores. Há quem diga que se usado desde o ínicio eles acabam acostumando. Mas há quem diga que mesmo utilizando no início.. o bebê rejeita e não se adapta. Há muita controvérsia na utilização dos protetores.Uns acham que o bebê tem que estar em contato com o bico dos seios da mãe e outros acham que pode ser comparado a uma "chupeta".

Eu decidi pela tentativa de utilizar os protetores. Afinal, tem muita mamãe que não amamenta por dores, rachaduras e feridas. Porque não aliar o necessário ao agradável? O bebê vai ser beneficiado pelo leite saudável e você vai continuar amamentando sem se queixar e sem pensar em parar. Eu optei pelos protetores da AVENT e também pelo MAM (Care).. Já que é questão de adaptação não custa tentar com um e outro.

Depois que testar.. volto para contar qual foi o melhor.No universo da amamentação há muitos recursos e não há mais desculpa que faça uma criança não ser beneficiada pelo leite materno (quando a mamãe tem esse recurso) diante de tantas opções.

Ressalto a importância da leitura dos livros referentes à maternidade e cuidados com o bebê exatamente pela diversidade e pelos critérios de cada uma de nós. Algumas não serão providas pelo aleitamento ou simplesmente não vão conseguir amamentar (mesmo havendo leite), e a informação a respeito é extremamente necessária.

O que tenho postado é o mínimo e resumo do conhecimento que venho adquirindo e pesquisando.. então abusem de informação e pesquisas!

Há compressas de água morna-fria para utilização nos seios também. Mas ainda não pesquisei a respeito.




Bjs meninas!!

2 comentários: